Escolha uma Página

Ter um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas. Realizá-lo significa, para a maioria de nós, um comprometimento financeiro por anos. Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, o imóvel na planta chama a atenção daqueles que procuram por melhores condições de pagamento.

 

Vantagens de adquirir um imóvel na planta

O preço mais acessível é o principal motivo para pessoas optarem por comprar um imóvel na planta. Isso vale tanto para quem está atrás de uma casa ou um apartamento próprio para morar, quanto para os investidores que sabem que o imóvel valoriza depois de pronto.

A facilidade de negociação é outro atrativo para quem opta por essa modalidade, pois as construtoras estão muito mais abertas a negociar. Quem vai optar pelo financiamento também sai ganhando: o comprador consegue ter mais tempo para diluir as parcelas antes da entrega das chaves.

Como o imóvel não possui donos anteriores, toda aquela burocracia com documentação é eliminada. E justamente por ser uma casa ou um apartamento novo em folha, todo o empreendimento é revestido de materiais modernos e de qualidade. Ao colocar tudo na ponta do lápis, isso significa menos gastos na manutenção (e menos surpresas desagradáveis).

 

Cuidados para se tomar antes de comprar imóvel na planta

Apesar das vantagens citadas, antes de fechar um negócio na planta, certifique-se de algumas questões:

  • A documentação do empreendimento está completa com incorporação?
  • Como será feita a correção das parcelas?
  • O preço do metro quadrado na região está de acordo com o imóvel escolhido (verificar se não está sendo cobrado preço abusivo)?
  • O contrato é claro?
  • A incorporadora ou construtora é idônea?

Além dos pontos acima, é importante avaliar o memorial descritivo da obra e verificar a qualidade dos equipamentos e materiais, como metais, elevadores, azulejos etc. A Caixa Econômica Federal chama a atenção para outra questão importante: na hora da entrega da chaves o imóvel deverá ser quitado totalmente ou você terá que usar um financiamento.

A dica dada por eles é: “o ideal é pagar integralmente a dívida ou pagar o máximo que você puder, pois, durante o período da construção, todas as parcelas não pagas sofrerão correção do INCC – Índice Nacional da Construção Civil.” Ou seja, quanto antes forem quitadas as parcelas, menor o valor gasto com o INCC.

 

E como funciona o financiamento de um imóvel na planta?

Para entender, no financiamento é como se você pegasse um empréstimo no banco que, por sua vez, faz o pagamento à vista à construtora. De sua parte, você deve dar uma entrada ao banco (à vista) e parcelar o restante com juros. O financiamento é muito procurado principalmente pela possibilidade de dividir o pagamento por um longo período (por exemplo, a Caixa oferece prazo de até 35 anos para quitar a dívida).

Todo financiamento é corrigido pelas taxas de inflação, ou seja, tenha em mente que os ajustes serão anuais. É possível financiar um imóvel de duas maneiras:

  • Tabela Price: parcelas de valor fixo.
  • SAC (Sistema de Amortização Constante): parcelas diluem ao longo do tempo.

Existem bancos que possibilitam as duas opções. Todas as instituições bancárias cobram juros que variam conforme o banco, por isso a dica é pesquisar em pelo menos três locais para solicitar uma simulação e uma pré-aprovação do crédito. Lembre-se de que o valor final do financiamento será influenciado por essas taxas.

Caso o financiamento seja aprovado, o banco liberará um valor levando em conta a renda do comprador e fatores do imóvel como: preço, cidade e se o empreendimento é novo ou usado.

 

Está com dúvidas se agora é a hora certa de comprar imóvel?

Como comentamos no começo, esse é um investimento que exigirá comprometimento financeiro. Se você pensa em comprar um imóvel na planta, mas ainda tem algumas dúvidas, sugerimos a leitura do post: Por que agora é uma boa hora para comprar imóvel?.

Caso você já optou pela compra e está na busca, mas não sabe por onde começar, confira nossas 10 dicas para escolher um apartamento.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber novidades sobre a AWA e seus empreendimentos?

Precisamos só de seu nome e e-mail.

Quer receber novidades sobre a AWA e seus empreendimentos?

Precisamos só de seu nome e e-mail.

Contato direto com a construtora

(47) 3021-4829
(47) 99930-0113

contato@awaresidenciais.com.br