Escolha uma Página

Cultivar frutas, verduras, hortaliças e legumes frescos é sinônimo de saúde. Hoje em dia, com cada vez mais pessoas optando por morar em apartamentos, a falta de um quintal (ou de uma varanda ensolarada) acaba deixando de lado a ideia de mantermos nossa própria horta.

Com isso, além de perdermos o sabor de um alimento fresco, esquecemos da importância daquela sensação gostosa de mexer na terra e entrar em contato com a natureza. A boa notícia é que há uma tendência crescente de pessoas que buscam criar sistemas mais sustentáveis de obtenção de verduras, legumes e hortaliças. E por que essa é uma boa notícia? Porque graças a isso as hortas comunitárias têm ganhado mais força.

O que são hortas comunitárias?

Esse tipo de horta trata-se de um pedaço de terra compartilhado entre pessoas para o plantio e o cultivo de verduras, hortaliças e legumes. Podemos ter hortas comunitárias em bairros, condomínios residenciais, prédios, enfim, em qualquer tipo de comunidade.

Quais as vantagens das hortas comunitárias?

O primeiro benefício que nos vem à mente é que elas oferecem uma excelente oportunidade para o consumo de alimentos frescos, livres de agrotóxicos e de procedência conhecida. Além disso, as hortas comunitárias nos possibilitam o contato direto com a terra.

A jardinagem é uma habilidade agradável e ao mesmo tempo mentalmente estimulante. Pode ter certeza que não existe nada como sentir a natureza em nossas mãos para reduzirmos o estresse e as tensões do dia a dia.

Compartilhar uma horta comunitária é também uma “desculpa” para vizinhos se conectarem. Muitos que vivem em apartamentos mal sabem quem mora ao lado. As hortas promovem e aumentam uma comunidade amigável e solidária, permitindo que as pessoas se socializem e se conectem em um ambiente que facilite a sustentabilidade. 

Por fim…

Como você pode ver, as hortas comunitárias contribuem para um estilo de vida mais saudável especialmente porque:

  • Fornecem alimentos frescos, sem agrotóxicos e de procedência conhecida;
  • Reduzem a dependência dos supermercados;
  • Ajudam a aliviar o stress e aumentar a sensação de bem-estar;
  • Desenvolvem senso de comunidade;
  • Estimulam a inter-relação;
  • Servem como ponto de encontro;
  • Dão às pessoas uma oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos sobre jardinagem.

No nosso empreendimento conseguimos tirar a ideia do papel colocando a horta comunitária vertical junto com o Espaço Jardim. Quer ver fotos? Visite a página do Apoema.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber novidades sobre a AWA e seus empreendimentos?

Precisamos só de seu nome e e-mail.

Quer receber novidades sobre a AWA e seus empreendimentos?

Precisamos só de seu nome e e-mail.

Contato direto com a construtora

(47) 3021-4829
(47) 99930-0113

contato@awaresidenciais.com.br